![]() |
Professora Waldir lecionando em na década de 50 |
Em meados da década de 1950, uma mulher de forte personalidade deixou a família no sudoeste baiano para transformar a recém emancipada Ibicaraí. Logo de cara, na primeira eleição para o legislativo municipal, ela foi de encontro aos ideais chauvinistas e tornou-se a primeira vereadora do município. Apesar de se envolver no meio político, ela havia chegado ao local para instruir a população e, com uma visão ampla, percebeu o aumento populacional e a necessidade da criação de mais uma escola ginasial.
Obstinada na construção da escola, ela encontrou inúmeros obstáculos com a oligarquia vigente – devido ao já existente Colégio 14 de agosto -, mas, demonstrou força e perseverança para derrubar todos os empecilhos, e foi ainda mais longe: transformou um pavilhão com três salas separadas por tabiques de madeira numa Faculdade de renome nacional.
A professora Waldir Montenegro ficou marcada na história dos munícipes ibicaraienses pela sua característica de tendência pedagógica tradicional, tendo sob a sua direção, um pouco mais de 31 mil alunos, que a respeitava pelo seu posicionamento sério, exigente e sobre tudo, pela sua competência em lecionar, mas, no dia 11 de outubro de 2011, o povo ibicaraiense ficou lúgubre, pois, aquela que tanto fez pela educação e a sociedade ibicaraiense, em fim, deu o seu último adeus.
"Este texto é apenas um resumo, clic aqui e conheça a história da professora Waldir Montenegro".
Bela postagem, muito bom saber um pouco da nossa cidade
ResponderExcluirLindo estórias nossa cidade ....
ResponderExcluir