segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma sinopse da história da Professora Waldir Montenegro


Professora Waldir lecionando em na década de 50
Em meados da década de 1950, uma mulher de forte personalidade deixou a família no sudoeste baiano para transformar a recém emancipada Ibicaraí. Logo de cara, na primeira eleição para o legislativo municipal, ela foi de encontro aos ideais chauvinistas e tornou-se a primeira vereadora do município. Apesar de se envolver no meio político, ela havia chegado ao local para instruir a população e, com uma visão ampla, percebeu o aumento populacional e a necessidade da criação de mais uma escola ginasial.

Obstinada na construção da escola, ela encontrou inúmeros obstáculos com a oligarquia vigente – devido ao já existente Colégio 14 de agosto -, mas, demonstrou força e perseverança para derrubar todos os empecilhos, e foi ainda mais longe: transformou um pavilhão com três salas separadas por tabiques de madeira numa Faculdade de renome nacional.

A professora Waldir Montenegro ficou marcada na história dos munícipes ibicaraienses pela sua característica de tendência pedagógica tradicional, tendo sob a sua direção, um pouco mais de 31 mil alunos, que a respeitava pelo seu posicionamento sério, exigente e sobre tudo, pela sua competência em lecionar, mas, no dia 11 de outubro de 2011, o povo ibicaraiense ficou lúgubre, pois, aquela que tanto fez pela educação e a sociedade ibicaraiense, em fim, deu o seu último adeus.

"Este texto é apenas um resumo, clic aqui e conheça a história da professora Waldir Montenegro".

2 comentários:

Blogs relacionados a Ibicaraí