quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

José Henrique Morais de Oliveira

José Henrique Morais de Oliveira (HO), filho de Otaviano Batista de Oliveira e Amélia Morais de Oliveira, nasceu em Ibicaraí em 19 de fevereiro de 1938. Casou-se com Dulcineia Campos de Oliveira (Baby) sua única esposa, com quem teve quatro filhos: Otaviano Neto, Juliana, Ibi e Henrique.

HO deu seus primeiros passos na política ainda nos tempos de colégio, quando atuou no diretório do Grêmio Estudantil. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus. Em 1964 tornou-se presidente do Diretório Acadêmico, repetindo a façanha no ano seguinte. Em 1966 HO candidatou-se ao Legislativo se tornando pela primeira vez vereador do município numa época difícil, quando não se remunerava para o cargo, porém voltou a repetir o feito em 1970. Nesse período como vereador HO atuou como advogado na primeira comarca realizada em Ibicaraí, na sede do extinto Clube Social. Em 1972 HO candidatou-se ao executivo municipal e venceu, tendo com seu adversário, o ilustríssimo Sr. Agripino Monteiro, ambos candidatos pelo partido ARENA. HO ainda voltou a se candidatar para prefeito em mais outras três eleições:1983, 1998 e 2000 e venceu todas.

O primeiro mandato de HO foi marcado pelo: calcetamento da Rua 7 de setembro; conclusão das obras do Estádio de Futebol Euclides Rosalino dos Santos; Construção do Fórum Alves de Macedo; Construção do Hospital Arlete Marom Magalhães; Construção do Mercado Municipal do Cajueiro; Sistema de água dos distritos de Salomea e Emílio Isabel; Construção do Colégio José Tito de Lima; Reforma e construção de 6 salas de aula do Colégio Ana Nery; Construção da Barragem do Ribeirão da Salomea; Abertura de estradas de rodagem da região do Bairro Bela Vista, partido do Clube dos 40; Abertura de estradas de rodagem da região do Riacho de Areia, partindo da ponte do Hospital Arlete Marom; Abertura de estradas de rodagem da região do Jussara, partindo do distrito Emílio Isabel; e extensão de Energia Elétrica para as regiões do Riacho de Areia, Iscas, Jacarandá, Miúdos, Batista e Jussara.

Um comentário:

  1. Não podemos negar que foi o maior prefeito que tivemos, com obras importantes, que estão aí até hoje. Um marco na politica de Ibicaraí.

    ResponderExcluir

Blogs relacionados a Ibicaraí