Desde a sua construção o Portal de entrada tem sido referência em toda a Bahia, como um marco especial da cidade de Ibicaraí
Flamarion Matos, Henrique Oliveira, Fernando Almeida, Mestre Zezito e Carlos Henrique |
Com a construção do Terminal Rodoviário em Ibicaraí, no ano de 1985, o tráfego de automóveis aumentou consideravelmente na entrada da cidade, e para evitar possíveis acidentes no local, o gestor municipal da época, Henrique Oliveira, se reuniu com os seus assessores e decidiram construir um trevo. A ideia logo ganhou proporções além do imaginário social, se tornou um marco na região cacaueira e motivo de orgulho para os munícipes ibicaraienses.
Projeto inicial |
Em 1986, o então prefeito Henrique Oliveira, decidiu contratar a empresa SCC (Serviços de Consultoria Comercio e Construção Ltda.), para discutir o projeto do monumento. O objetivo era agregar a necessidade da obra com a criação de um monumento que marcasse a imagem do município e pudesse levar o nome da cidade além das fronteiras do estado.
Obras em andamento (foto: 10/1986) |
Tendo como referência o Portal da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, os engenheiros da empresa contratada elaboraram o projeto, que foi bem aceita pelo gestor municipal. No projeto ficou decidido que iriam ser construídos dois monumentos: um em formato de parábola (o portal) e outro no formato Helicoidal (que ficaria ao lado do Portal). Sendo assim, no dia 07 de agosto de 1986, a empresa SCC deu início aos trabalhos de construção, com data de encerramento marcada para o dia 22 de outubro do mesmo ano, ou seja, 75 dias após o início das obras. O objetivo era inaugurar o Portal no dia do aniversário dos 34 anos de emancipação política de Ibicaraí.
Foto tira em setembro de 1986 |
Num jornal publicado no mês de agosto de 1986, intitulado de “Jornal da Cidade”, o autor ajusta as suas palavras ao dos engenheiros Carlos Henrique e Luis Carlos Lopes e descreve as características da obra:
Segundo os engenheiros Carlos Henrique e Luis Carlos Lopes responsáveis pela obra, “o Portal de entrada será de concreto armado, em forma de dois arcos, com altura máxima de 8,9 metros e largura total de 44 metros. Na sua estrutura serão gravados em relevo o nome e brasão do município, sendo que ao lado está prevista a edificação de um monumento da administração Henrique Oliveira.
O autor ainda acrescenta:
Conforme ainda os engenheiros da SCC, “além do Portal e do monumento ficaremos responsáveis em alargar os 100 primeiros metros das pistas de entrada da cidade, fazer o sistema de iluminação, que será dotado com lâmpadas de sódio de 400 watts, canteiro divisórios da pista, onde estarão os mastros de 16 bandeiras de cidades da Região Cacaueira[...]
Foto tirada em setembro de 1986 |
No dia 22 de outubro de 1986, ainda com algumas pendências principalmente no setor de paisagismo, a obra foi inaugurada na presença do governador João Durval, o prof. Josaphat Marinho, Jairo Carneiro, o prefeito Henrique Oliveira, primeira dama Baby Oliveira, Sérgio Carneiro e a sociedade ibicaraiense, que compareceu em grande número.
Obra no dia da inauguração (foto: 10/1986) |
Apesar dos monumentos terem conseguido atingir o objetivo principal, ou seja, ter se tornado um marco na lembrança dos visitantes e dos munícipes local, pouco se sabia sobre a filosofia da sua geometria. No entanto, o autor do “Jornal da Cidade” na edição de setembro de 1986, volta a ajustar suas palavras ao do autor do projeto arquitetônico, Sr. Fernando Almeida, para explicar a ideia dos desenhos geométricos da obra:
Referindo-se às formas geométricas criadas para o Acesso Monumental de Ibicaraí, Fernando Almeida optou pela parábola, “que tende sempre para o infinito, numa alusão a procura constante do progresso”. Quanto ao marco que será erguido junto à parte principal do projeto, ele escolheu uma forma helicoidal, “encontrada nas mais antigas e sábias civilizações simbolizando a elevação cósmica para o universo”. Segundo ele, “a parábola e o monumento helicoidal servem como um ponto de reflexão maior sobre a própria criação dos cosmos e para onde poderemos elevar, como os nossos atos e pensamentos, a nossa sociedade”.
Monumento em formato helicoidal (foto: 27/10/2011) |
Portal em formato de parábola (foto: 27/10/2011) |
execente postagem..parabens!!!
ResponderExcluirExcelente trabalho, Murilo Bené!
ResponderExcluirMuito interessante, acervo de informações magnífico.
Adorei, é sempre bom conhecer um pouco mais da história de nossa querida Ibicaraí, que acabara de completar 59 anos de emancipação Político-administrativa, no dia 22 de outubro.
Parabéns!
Excelente trabalho, Murilo Bené!
ResponderExcluirMuito interessante, acervo de informações magnífico.
Adorei, é sempre bom conhecer um pouco mais da história de nossa querida Ibicaraí, que acabara de completar 59 anos de emancipação Político-administrativa, no dia 22 de outubro.
Parabéns!
Erasmo Barbosa (Bahia Extra)
Parabens primo.
ResponderExcluirAmei seu blog.
Afinal as pessoas precisam saber a historia de nossa amada IBicaraí.
Bom acervo. Qualquer dia desses vou precisar dele.
ResponderExcluirSérgio Gama
Agradeço todos os elogios e me coloco a disposição para ajudar em qualquer pesquisa sobre a história de Ibicaraí e Região.
ResponderExcluir