sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dr. Henrique Pimentel Sampaio (1955 - 1959)

Filho de Henrique Simões Sampaio e Angelina Pimentel Sampaio, nasceu em 5 de julho de 1909, na cidade de Itiúba, na região do semi-árido baiano. Aos 24 anos, ou em 13 de novembro de 1935 (MATOS JÚNIOR, 2000), mudou-se para o Povoado de Palestra (hoje cidade de Ibicaraí), onde anos depois, casou-se com Maria Antonieta Gerbasi (D. Nieta), com quem teve cinco filhos: Carmen Lúcia (que em 1989 e 1993 tornou-se vereadora da cidade de Ibicaraí), Luis Henrique, o Lula (foi o prefeito de Ibicaraí em 1989 e é o atual vice prefeito da cidade), Heloisa, Ana Maria e Paulo César Sampaio.
Dr. Henrique foi um médico atencioso, onde não mediu esforços para atender os seus enfermos, no Livro de Odilon Pinto, (Coisas de Terra Santa, 1976), o autor demonstra-se surpreso ao descreve-lo diante de tanta humildade.
"É um mistério. É difícil de entender a sua humildade e discrição guardam tudo no mais intimo segredo, deixando ver-se apenas a modesta e suave cabeça branca, os braços enrugados e o andar ligeiro, mas cansado. Ao vê-lo passar, sem pose, igual a qualquer um, feliz apenas por estar vivo e morar em Ibicaraí, não se pode imaginar o que aquele velho fez por essa cidade em anos e anos de sua vida...
Quantas vozes aflita fizeram-no despertar, altas horas da madrugada, para leva-lo em lombo de burro, a alguma roça onde uma mulher estourava em parto difícil!... Tempos difíceis aquele de Palestra..."(PINTO Odilon, 1976, p. 23).
Por ser um homem popular, em 19 de julho1938, Dr. Henrique Sampaio foi nomeado administrador do distrito de Palestra, pelo Prefeito de Itabuna, Francisco Ferreira da Silva, o mesmo que lhe exonerou, em 23 de setembro de 1943. Na época, Dr. Henrique dera início aos primeiros passos à emancipação do distrito.

Henrique Sampaio, ao lado Governador Regis Pacheco, no momento da assinatura de emancipação.
Em 22 de outubro de 1952, Dr. Henrique Sampaio junto à comissão emancipacionista presenciou a assinatura da Lei Estadual n° 491 de 22 de outubro de 1952, assinada pelo governador Regis Pacheco. Entretanto, as eleições para nomeação do primeiro prefeito só aconteceu em 3 de outubro de 1954, onde Dr. Henrique Sampaio ligado ao partido UDN disputou com outros dois candidatos e tornou-se o primeiro prefeito de Ibicaraí, assumindo o cargo em 7 de abril de 1955.
Na sua gestão, Dr. Henrique construiu a Praça da Igreja, a Praça Henrique Sampaio, calcetou a Rua João Pessoa e deu início ao saneamento básico.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Abdias Pedro dos Santos (1977 - 1983)

Abdias Pedro dos Santos era filho de Sebastião Pedro dos Santos e Isídia Orfina dos Santos. Nasceu em Mundo Novo - Ba, no dia 05 de dezembro de 1927. Foi funcionário público, casou-se com Eurides Oliveira dos Santos, com quem teve dois filhos: Carlos Amilton e Carmen.

Abdias ou "Didi" como era conhecido, tornou-se 7° prefeito de Ibicaraí em 1977 e ficou a frente do executivo ibicaraiense até o ano 1983. Antes de ter se tornado prefeito de Ibicaraí Didi já havia sido prefeito da cidade vizinha de Floresta Azul, no ano de 1967 ficando até o ano de 1970. Com a sua experiência na gestão pública, e sua influência política, Didi conseguiu trazer grandes benefícios ao município de Ibicaraí como: a Cesta do Povo, a construção do muro do cemitério, do Calçadão Dagmar Pinto, do Mercado Municipal Mãe Benigna, cobriu a Feira Livre, inaugurou o Hospital Arlete Maron de Magalhães e construiu o atual prédio da Prefeitura Municipal e o Garajão.

Abdias faleceu em 08 de maio de 2011, aos 83 anos, na cidade de Ibicaraí. E foi enterrado em Floresta azul, onde recebeu suas últimas homenagens.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

José Henrique Morais de Oliveira

José Henrique Morais de Oliveira (HO), filho de Otaviano Batista de Oliveira e Amélia Morais de Oliveira, nasceu em Ibicaraí em 19 de fevereiro de 1938. Casou-se com Dulcineia Campos de Oliveira (Baby) sua única esposa, com quem teve quatro filhos: Otaviano Neto, Juliana, Ibi e Henrique.

HO deu seus primeiros passos na política ainda nos tempos de colégio, quando atuou no diretório do Grêmio Estudantil. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus. Em 1964 tornou-se presidente do Diretório Acadêmico, repetindo a façanha no ano seguinte. Em 1966 HO candidatou-se ao Legislativo se tornando pela primeira vez vereador do município numa época difícil, quando não se remunerava para o cargo, porém voltou a repetir o feito em 1970. Nesse período como vereador HO atuou como advogado na primeira comarca realizada em Ibicaraí, na sede do extinto Clube Social. Em 1972 HO candidatou-se ao executivo municipal e venceu, tendo com seu adversário, o ilustríssimo Sr. Agripino Monteiro, ambos candidatos pelo partido ARENA. HO ainda voltou a se candidatar para prefeito em mais outras três eleições:1983, 1998 e 2000 e venceu todas.

O primeiro mandato de HO foi marcado pelo: calcetamento da Rua 7 de setembro; conclusão das obras do Estádio de Futebol Euclides Rosalino dos Santos; Construção do Fórum Alves de Macedo; Construção do Hospital Arlete Marom Magalhães; Construção do Mercado Municipal do Cajueiro; Sistema de água dos distritos de Salomea e Emílio Isabel; Construção do Colégio José Tito de Lima; Reforma e construção de 6 salas de aula do Colégio Ana Nery; Construção da Barragem do Ribeirão da Salomea; Abertura de estradas de rodagem da região do Bairro Bela Vista, partido do Clube dos 40; Abertura de estradas de rodagem da região do Riacho de Areia, partindo da ponte do Hospital Arlete Marom; Abertura de estradas de rodagem da região do Jussara, partindo do distrito Emílio Isabel; e extensão de Energia Elétrica para as regiões do Riacho de Areia, Iscas, Jacarandá, Miúdos, Batista e Jussara.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Raimundo Borges Cordeiro de Almeida (1971 - 1973)

Raimundo Borges Cordeiro de Almeida, carinhosamente conhecido como Dr. Cordeiro, era filho de José Cordeiro de Almeida e de Júlia Borges Cordeiro, nasceu no município de Macajuba - Ba, em 01 de agosto de 1933. Advogado respeitado, desencarnou em Salvador no dia 23 de julho de 1996, sendo sepultado em Ibicaraí, a pedido dele. Teve cinco filhos:Lareyne, Dito, Aglaya com Lareyne Oliveira Lima e José Ramiro e Edith com Marivone Moreira Pimentel. Foi o quinto prefeito e administrou a cidade por apenas dois anos, deixando a sua marca registrada na prefeitura, com administrador sério e competente, que lutou bravamente junto com Sr. José Alves Neto, o  (Zequito), para instalar na cidade a Fabrica da Coca Cola.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dr. Diney Farias (1967 - 1971)

Dr. Diney Farias nasceu no município de Barreiras - Ba, em 03 de abril de 1926, filho de Abílio Fernandes Farias e de Otília Farias, casou-se com Elza Buarque Farias, com quem teve três filhos: Lilian Maria das Graças e Dineyzinho.
Tornou-se o quarto prefeito de Ibicaraí, na sua gestão Dr. Diney concluiu o sistema de água encanada, construiu a ponte que dá acesso ao Hospital Regional e trouxe o primeiro canal de televisão para o município.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dr. Manoel de Carvalho Batista (1963 - 1967)

Dr. Manoel de Carvalho Batista, popularmente conhecido por Dr. Nelito, nasceu no município de Rio Real- Ba, em 09 de março de 1922, tinha como profissão o cargo de Cirurgião Dentista, era filho de Ângelo Ferreira Batista e de Jovina de Carvalho Batista, casou-se com Quiriana Maria de oliveira Batista, carinhosamente conhecida como Corina Batista (ex-vereadora atuante), com quem teve quatro filhos: Jaíra, Ângela, Nelitinho e Norminha.
Tornou-se o terceiro prefeito de Ibicaraí em 1963, sua gestão durou até 1967 e foi marcada pela instalação da tão sonhada energia elétrica, iniciou o sistema de água encanada, implantou uma Companhia Telefônica e construiu diversas escolas municipais.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sr. Almir Barbosa de Meneses (1959 - 1963)

Sr. Almir Barbosa foi o segundo prefeito de Ibicaraí, ele também foi o responsável pela construção do Cristo, de uma escola profissionalizante, da ponte sobre o Rio Salgado (ponte que dá acesso ao Bairro Bela Vista), da Praça Vieira Melo (praça da Feira) e foi o Sr. Almir quem promoveu as primeira festas de micareta na cidade.

Blogs relacionados a Ibicaraí